18 de fevereiro de 2011

Escola de samba ‘Tom Maior’ quer levar jaguatirica para desfile em SP

Para veterinários, exposição de animais é “absurda”

Uma jaguatirica estará no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, no carnaval deste ano. Ela será levada pela Escola Tom Maior. A agremiação pretende submeter ao estresse, ainda, um segundo animal – uma suçuarana ou um lagarto.
Veterinários e defensores dos animais consideram a exposição dos animais “absurda” e dizem que eles podem até morrer por estresse.
A Tom Maior, que vai homenagear a cidade paulista de São Bernardo do Campo e pretende ainda trazer o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, alegou querer transmitir uma mensagem de “preservação” por meio do que eles consideram como uma “brincadeira”: “queremos fazer uma brincadeira e passar essa mensagem”, disse o presidente da agremiação, Marko Antonio da Silva.
Ainda não está claro se os animais vão ou não desfilar. Silva deu duas versões à reportagem sobre a atuação dos animais. No domingo, garantiu que eles desfilariam. Ontem, o presidente afirmou que os animais não entrarão na avenida. “Eles vão ficar em jaulas com rodinhas e vão até a concentração.” A ideia é que os animais fiquem antes da comissão de frente. Assim que o desfile começar, as jaulas seriam levadas para outro ponto da concentração.
Segundo veterinário, os animais podem morrer de estresse. (Foto: Tiago Queiroz/AE)
Silva ainda garantiu que não vai pedir autorização ao Ibama, apesar de ela ser obrigatória. “A ideia é não falar, porque eles não vão autorizar e vão estragar nosso feito.”
Segundo o Ibama, a Tom Maior precisa de autorização do órgão para o transporte dos animais ao sambódromo e eles devem viver em criadouro registrado no instituto.
Para o advogado ambientalista Carlos Cipro, a presença dos animais é “estresse injustificável”. Segundo ele, ficam caracterizados abuso e maus-tratos pela Lei de Crimes Ambientais. Ainda existe uma lei municipal que proíbe a exposição.
A São Paulo Turismo (SPTuris), responsável pela organização do carnaval paulistano, diz que o caso deve ser analisado pela Liga das Escolas de Samba. Já o regulamento do carnaval é omisso em relação ao caso.
Canal de contato



No site da agremiação há uma canal de contato (Fale conosco). Manifeste-se contra essa prática criminosa e cruel de submeter animais a condições absolutamente estressantes: :http://www.grestommaior.com.br/
Por Janaína Camoleze

Nenhum comentário:

Postar um comentário