15 de março de 2011

Assis e Tarumã são multadas em quase 200 mil reais por permitirem maus tratos aos animais em rodeios


As cidades de Assis e Tarumã sofreram multa no valor de R$191.250,00 por infringirem a Ação Civil Pública n°1733/01, que proíbe maus tratos a animais em rodeio.
O Ministério Público do Estado de São Paulo foi o órgão responsável pela multa às cidades, que foram penalizadas por ilegalidades no 1° Rodeio Fest Show, promovido pela APRUMAR na cidade de Assis no período de 10 a 12 de setembro de 2010 e na 18ª Festa do Peão do Tropeiro de Tarumã, ocorrida no Centro de Eventos "Sebastião Domingos Beneli", no período de 02 a 05 do mesmo mês.
As ações civis públicas tiveram início graças à documentação adquirida na fiscalização do tratamento dado aos animais, que se deu por meio da ação voluntária do Coletivo V.I.D.A. (veículo de intervenção pelo direito animal), através de fotos, vídeos e minuciosos relatórios produzidos pelos ativistas. Estes constituíram um documento rico em detalhes e foi protocolado pela Promotoria Pública e ajuizado.
Uma das irregularidades que consta no relatório é o uso do sedém: "Puxado com extrema força pelo peão, o sedém aperta a região do vazio dos animais, fazendo com que estes pulem, demasiado e agonicamente, numa tentativa de afrouxar o instrumento. Tanto isto é verdade que, mesmo com o peão ao chão, o animal continua com seus saltos até que o instrumento que lhe causa sofrimento pare de exercer sua função".
Além do uso de choque elétrico, foram verificados, durante todos os dias em que se deu a fiscalização, inúmeros tipos de maus tratos: "utilização do sedém, pau para condução do animal, esporas, corda americana, falta de água e comida para os animais, exposição ao barulho excessivo das caixas de som e luzes, fogos de artifício próximos aos animais, feridas e escoriações nos mesmos, excrementos nos animais devido ao pânico e estresse, tapas e chutes na condução dos animais e longo período de presença do animal no brete."
Os voluntários ressaltaram que, em momento algum, esperam que estes relatórios impeçam qualquer tipo de entretenimento, evento cultural ou festa. "É certo exigirmos momentos de diversão e entretenimento, mas isso não pode custar o preço de que animais sejam subjugados e mau tratados de maneira arcaica e ultrapassada", comentaram.

Assista o vídeo e veja a realidade por trás dos rodeios.
 Para saber mais, acesse: http://www.coletivovida.blogspot.com/
Por Janaína Camoleze

Nenhum comentário:

Postar um comentário